Vai inaugurar seu negócio? Conheça o soft open!

O termo soft open se refere a uma fase de teste antes da abertura oficial da casa. Em artigo do chef professor David Eleutério, veja as dicas para aplicar bem essa estratégia de marketing gastronômico.

Para o professor David, o empresário deve alinhar o serviço e a comida antes da inauguração oficial. Foto: Divulgação
Para o professor David, o empresário deve alinhar o serviço e a comida antes da inauguração oficial.
Foto: Divulgação

 

Sueli Lafratta 

Por vezes, vemos no noticiário que determinado estabelecimento de alimentação iniciou sua operação no sistema soft open (ou soft opening). Essa estratégia – que não é uma festa de inauguração – foi adotada pela loja paulistana da Carlos’ Bakery, do cake designer Buddy Valastro, durante o período de treinamento da equipe, quando a casa começou a atender ao público sem alarde, em dezembro passado.

Para explicar a importância desse sistema, Sucesso na Cozinha traz um artigo do chef professor David Eleutério, que apresentou a palestra “Consultoria Gastronômica – a alma do seu negócio” durante o 1º CONAMAG – Congresso Nacional de Marketing Gastronômico. (http://sucessonacozinha.com.br/conamag-divulga-programacao-de-palestras-gratuitas/)

 

Soft open: oportunidade de resolver problemas.

Chef Professor David Eleutério

Acho muito interessante um artigo que fala da importância do soft open, já que o empresário investe muito dinheiro na montagem do negócio como um todo e não devemos, nesse momento, apressar a sua inauguração.

Em quase 30 anos de atuação em food service, pude perceber que muitas vezes o empresário, com pressa em fazer dinheiro para ter o seu retorno mais rapidamente, inaugura o seu negócio antes do tempo pondo em risco todo o investimento aplicado e principalmente o seu bom nome. Sempre falo da relação dos 10 que valem 90. Quero dizer que o valor 10 é correspondente ao investimento no negócio (serviços) contra os 90 (físico) e que o cliente final percebe na verdade os 10 e não os 90.

Quando vamos a um empreendimento de alimentação, o serviço e o alimento em si sobrepõem-se ao piso, luminária, louça, ou seja, tudo que foi investido na parte física e na fase soft open encontra-se no item 10. Devemos alinhar todo o serviço e comida para que possamos mitigar os problemas de:

  • Áreas Físicas
  • Comida
  • Serviço

 

Área Física

Em varias situações de inauguração, pude presenciar todos os problemas de uma operação que não foi testada na sua capacidade máxima (água, elétrica, esgoto, câmaras frigoríficas, fogões, tudo da cadeia produtiva). Em diversos casos deu pane e tivemos que postergar a abertura

 

Comida

Quando falo de comida não quero dizer somente o sabor dos pratos, mas se a junção de todas as preparações em algum momento não trava toda a operação. Falo sempre que uma coisa fácil é fácil; quatro coisas fáceis já se tornam difíceis.

 Janela

Serviço

A equipe está realmente treinada para vender o seu produto?

Essa questão sempre está em aberto para mim. Poucos empresários treinam a sua equipe como deveriam. Depois reclamam que a equipe é fraca. Será que não é o patrão? Temos que refletir nisso e muito.

 

Então quais são as formas de soft open?

  • Abrir para o público sem avisar a imprensa e deixar claro que estão nessa modalidade. Quem sabe até oferecer um desconto nos pratos e bebidas a fim de criar uma empatia do cliente com o seu negócio e, se a experiência dele for muito boa, reforça a qualidade do seu empreendimento;
  • Abrir somente para convidados em portas fechadas a fim de fazer os mesmos testes. Só temos que ter certeza que convidaremos as pessoas certas, pois amigos e familiares tendem a serem mais compreensivos e isso pode mascarar o seu resultado.

Quando faço soft open, trabalho de duas formas:

  • Abertura total do cardápio e todos os setores envolvidos

Ou

  • Por áreas de produção para podermos analisar uma a uma e, depois de resolvidos os problemas, ai sim abro na totalidade.

O melhor modelo é aquele que se ajusta as suas necessidades; não existe um certo e um errado.

O que eu quero realmente dizer nesse artigo é:

Não queiram dar um passo quando o seu terreno não está pronto ainda.

Esperem um pouco mais e abram o seu novo empreendimento como deve ser aberto, com tudo funcionando da melhor forma possível, pois se houver problemas – e haverá – teremos tempo para corrigi-los, pois não serão muitos; somente os que aparecem de última hora.

 

CONHEÇA O AUTOR

Formado pelo Senac de Águas de São Pedro com Licenciatura Plena em Pedagogia e MBA em Gerenciamento de Projetos – PMI, o chef professor David Eleutério trabalhou em redes de hotéis como The Royal Palm Plaza, Novotel e Rede Tropical; foi consultor sênior da Nestlé Food Services por mais de 11 anos e professor universitário da Estácio de Sá/RJ e SP, IBMR/RJ, Senac/RJ e FMU/SP. Como consultor, atuou em diversas empresas de alimentação, entre elas Grupo Viena e Grupo Porcão e Aeronáutica (treinamentos de cozinha, salão e montagem do hotel em Salvador). Em 2011, foi responsável pela conceituação dos serviços de A&B dos Jogos Mundiais Militares. Durante os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, foi responsável pelas operações do Grupo Best Fork, englobando cozinha central de abastecimento, Casa da Suíça, Casa do Canadá e The Club Olimpic – TCO. À frente da Gastronomix Consultoria Gastronômica, presta serviços a todos os tipos de negócios de alimentação, desde a implantação de um novo empreendimento até o diagnóstico e correção de processos e produtos de empresas já em funcionamento. (Contatos: www.gastronomix.net.br; 21 – 988956155; 11 – 953631457)

 

Curta a Fan Page Sucesso na Cozinha

www.facebook.com/portalsucessonacozinha

Um comentário em “Vai inaugurar seu negócio? Conheça o soft open!

  • 12/07/2017 em 8:19 pm
    Permalink

    Nossa esse site e incrível, muitas informações incríveis, adorei, continue com esse incrível trabalho, vou ler o resto do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *