Tradição familiar da culinária árabe é o diferencial de restaurante em Ribeirão Preto

Formada em Artes Plásticas, Fida Aude comanda o Mabruk Arabian Food com receitas passadas de mãe para filha.

 

O ataif, uma espécie de pastel doce, é a sobremesa especial da casa. Fotos: Divulgação
O ataif, uma espécie de pastel doce, é a sobremesa especial da casa.
Fotos: Divulgação

Sueli Lafratta

 

As lembranças do Líbano – na distante Ásia Ocidental – e das reuniões familiares em torno da mesa de refeições celebradas como um momento de amizade e conversas levaram a decoradora Fida Aude a fundar o restaurante Mabruk Arabian Food, inspirado na legítima culinária árabe.

 

Instalado em Ribeirão Preto, interior paulista, o restaurante revelou-se um caminho natural para a libanesa que, ainda criança, imigrou com os pais para o Brasil. “A gastronomia é uma tradição familiar especialmente para o povo árabe, que tem nas refeições o momento de congregação da família e de amigos”, ela explica.

 

Aprendendo receitas com a mãe, que aprendeu com a avó, Fida abriu o Mabruk em sociedade com a sobrinha Renata Jábali, em uma área anexa a sua loja de decoração, em local de comércio de alto padrão. Com o passar do tempo, Fida passou a se dedicar mais à gastronomia, embora prossiga com suas atividades como decoradora.

Fida uniu suas duas paixões: decoração e gastronomia.
Fida uniu suas duas paixões: decoração e gastronomia.

 

Há mais de 10 anos, o Mabruk abre todos os dias para o almoço e Fida faz questão de receber os clientes como convidados de uma casa árabe. Lá, eles encontram diariamente o quibe cru, sempre fresco e saboroso, que faz sucesso em razão da textura, frescor e coloração, e o arroz com berinjela, prato raro nos cardápios árabes, além de uma variedade diferente a cada dia, disposta em duas pistas – quente e fria, para os clientes se servirem à vontade. No cardápio, além das tradicionais esfihas, também se destacam pratos sofisticados como friki, elaborado com trigo verde defumado e frango desfiado, ingrediente valorizado em casas de alta gastronomia.

 

Entre as sobremesas, ofertadas em pratos individuais, a especial da casa é o ataif, uma espécie de pastel de queijo ou de nozes, servido com calda de açúcar e água de rosas.

Gestão rigorosa

Com capacidade de receber simultaneamente 70 clientes no salão – a maioria composta por empresários e profissionais liberais –, a casa conta com três funcionários no atendimento e três cozinheiras, todos treinados pessoalmente por Fida.

Restaurante atrai pela elegância e qualidade.
Restaurante atrai pela elegância e qualidade.

 

A escolha de fornecedores dos ingredientes típicos também é rigorosa. Alguns são selecionados na própria cidade para garantir a qualidade. Fida fica de olho até na dimensão dos vegetais – berinjelas, abobrinhas e outros, que devem ter tamanhos específicos para melhor resultado dos pratos. Os ingredientes importados, como azeitonas, trigo, tahine, amêndoas e melaço de romã, são comprados das importadoras de São Paulo.

 

Além do atendimento diário no salão, a casa oferece espaço para eventos corporativos, promove almoços e jantares especiais aos fins de semana e aceita encomendas.

 

Com toda a dedicação da equipe, o Mabruk Arabian Food  foi indicado duas vezes pelo Guia 4 Rodas, em 2001 e 2002, valorizando a trajetória da casa, das empresárias e da família, que contribui de perto para o seu sucesso.

 

TOME NOTA

Mabruk Arabian Food

Rua Cerqueira César, 1556, Boulevard, Ribeirão Preto, SP.

Tel.: 16 – 3636-2280

www.restaurantemabruk.com.br

Facebook: www.facebook.com/restaurantemabruk/

 

Curta a Fan Page Sucesso na Cozinha

www.facebook.com/portalsucessonacozinha

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *