Quer conhecer as tendências para a Páscoa 2018?

Prepare-se para a melhor data do ano em produtos de chocolate com dicas para o seu sucesso em vendas. (Parte 1)

 

Os ovos clássicos continuam em alta e não podem faltar em seu portfólio.
Foto: Lola Oliveira/Senai

Sueli Lafratta

Editora

 

A Revista Digital Sucesso na Cozinha conversou com especialistas para apresentar a você sugestões sobre como aumentar seu faturamento na próxima Páscoa. A seguir, acompanhe a entrevista de Eliana Rodrigues Pereira, Instrutora de Formação Profissional I da Escola Senai “Horácio Augusto da Silveira”, de São Paulo. Veja mais dicas nas próximas edições.

 

Sucesso na Cozinha – Quais as principais novidades e tendências em produtos artesanais para a Páscoa?

Profª Eliana, em aula no curso de Chocolateiro.
Foto: Elaine Sanchez/Senai

Eliana Pereira – Brasileiro gosta de produtos com bastante recheio, então ovos de colher ainda estarão em alta. Ovos de Páscoa com recheios nobres e clássicos ainda serão muito procurados. Até as grandes indústrias já estão se propondo a fazer ovos de colher em larga escala. Mas nada se compara com a cremosidade de um produto artesanal.

Uma nova tendência é a personalização. São vendidos casca, recheio e coberturas (confetes, granulados…) separados em uma caixa para que o próprio cliente monte seu ovo com o recheio e a decoração à escolha.

Ainda podemos ter produtos com formatos diferenciados nos quais se utilizam as formas de ovos de pascoa com alguns acessórios como, por exemplo, alças para fazer no formato de bolsas; orelhas, nariz e boca para fazer bichinhos como urso,  coelho, cachorro, e personagens de desenhos animados, entre outros. Embora eu acredite que esse tipo de produto com personagens sejam mais consumidos em eventos como aniversários, festas temáticas, eventos corporativos e exposições, do que propriamente na Páscoa.

 

Como o produtor artesanal deve compor seu portfólio de produtos?  Mais produtos infantis ou um equilíbrio entre público infantil e adulto?

Acredito que se deva existir um equilíbrio entre o público infantil e o público adulto. O que chama bastante a atenção das crianças não é necessariamente o chocolate, mas sim a “surpresinha” que vem dentro. Ha alguns anos os produtores artesanais vêm investindo nesse público, incorporando aos seus clássicos ovos, brinquedos para fazer a alegria das crianças.

Já o público adulto procura sempre um produto de boa qualidade, na questão sabor, cremosidade, maciez, não podendo deixar de lado o preço. Com a nossa realidade financeira atual o preço do produto é um forte quesito na opção de compras. Por isso é muito comum que os produtos diminuam seu tamanho para que o custo seja baixo e não pese no bolso do consumidor.

 

Cite alguns produtos específicos para crianças e adultos, que devem fazer sucesso.

Entre as crianças, é muito comum que os ovos sejam maciços ou crocantes com um brinquedo dentro, mas eles gostam também dos “bichinhos” e personagens feitos de chocolate.

Para os adultos, normalmente ovos recheados ou de colher. E os recheios geralmente são os clássicos trufados, maracujá, coco, morango, doce de leite,  os queridinhos Ninho trufado e marshmalow ou os refinados de gianduia, pistache, nozes, dentre outros. Ainda temos os recheios alcoólicos que são bastante procurados para o público masculino e o público jovem.

 

Qual tipo de produto não pode faltar na oferta dos chocolateiros?

Com certeza não podem faltar os produtos clássicos, produtos maciços (para os apreciadores de chocolate), produto crocante (para os que gostam de sentir o sabor do chocolate e gostam de texturas diferentes na boca), os recheados (para quem gosta de combinações de sabores com o chocolate), e ainda os exóticos (para pessoas que gostam de provar sabores novos) e chocolates com alto teor de cacau e baixo teor de açúcar (para as pessoas que se preocupam com a saúde).

 

Quais são os cursos de chocolateiro oferecidos pela Escola Senai? 

Alunos aprendem diversos tipos de produtos
Foto: Eliana Pereira/Senai

Temos o curso básico, que tem por objetivo ensinar como trabalhar com o chocolate e fazer todo o processo artesanal, desde o derretimento, têmpera, cristalização e desmoldagem, até reconhecer os defeitos e o que os causou. A aplicação do método correto de temperagem é usada em diferentes produtos, como bombons maciços, recheados, trufados, banhados, ovos de Páscoa, sobremesas quentes e geladas feitas a partir de chocolate. E todos esses produtos feitos a partir de chocolate nobre nacional. Não utilizamos coberturas fracionadas nem hidrogenadas em nenhum produto.

Há também um curso direcionado para fazer ovos de Páscoa, que é oferecido somente nessa época.

Ainda temos o curso de bombons finos, no qual os alunos aprendem a trabalhar com recheios diferenciados, combinações de sabores, acabamentos, pinturas e decorações refinadas. Em sequência, oferecemos o curso de esculturas em chocolates, que ensina diferentes técnicas de montagem de peças, equilíbrio, técnicas de pintura, tingimento, texturizações e colagens.

 

____________

Sueli Lafratta. Jornalista e Mestre pela USP, com atuação como editora de revistas do setor de alimentação e professora universitária. É idealizadora e editora do Sucesso na Cozinha, portal jornalístico dirigido aos profissionais e empresários da gastronomia, com reportagens, entrevistas, receitas e dicas de marketing gastronômico. Contato: suelilafratta@sucessonacozinha.com.br

 

Curta a Fan Page Sucesso na Cozinha

www.facebook.com/portalsucessonacozinha

Siga o Sucesso na Cozinha no Instagram

www.instagram.com/sucessonacozinha/

 

2 comentários em “Quer conhecer as tendências para a Páscoa 2018?

  • 27/02/2018 em 7:38 pm
    Permalink

    Boa noite. Sou do Rio de Janeiro. Em que unidades encontro este curso de chocolates. Já fiz confeitaria no Senai e nosso contato chocolates foi muito pequeno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *