Olimpíadas de sabores no Rio de Janeiro

Bolinho de feijão do Habeas Copus: petisco irrestível.
Bolinho de feijoada do Habeas Copus: petisco irresistível.

 

Entre uma modalidade em outra, nada como aproveitar para descobrir atrações gastronômicas durante os Jogos Olímpicos 2016.

Sueli Lafratta

 

Salão São Cristóvão - Confeitaria Colombo. Fotos: Sueli Lafratta/Ma Vaz
Salão São Cristóvão – Confeitaria Colombo
Fotos: Sueli Lafratta/Ma Vaz

A descoberta começa, obrigatoriamente, pela tradicionalíssima Confeitaria Colombo. Fundada em 1894, a famosa casa recebeu celebridades e personalidades políticas – entre eles o presidente Getúlio Vargas, que possuía mesa cativa no restaurante do Salão Cristóvão, no segundo andar da Rua Gonçalves Dias, em pleno coração do Rio de Janeiro. No cardápio do buffet de saladas, pratos quentes e sobremesas, com inspiração na gastronomia portuguesa e espanhola, o pato com laranja dá o toque de glamour francês ao lado de outras iguarias. Para finalizar o almoço esplêndido, o encanto das sobremesas servidas à vontade torna-se um desafio, pois é impossível deixar de provar várias delas, tão atraentes e deliciosas, especialmente as tortinhas e o quindim.

Salão de Chá - Confeitaria Colombo
Salão de Chá – Confeitaria Colombo

Das memórias da Colombo para a próxima revelação: o Habeas Copus Bar e Restaurante instalado na Lapa, bairro consagrado pela boemia. Inaugurado há quatro meses com uma pitoresca e bem-humorada decoração inspirada na área do Direito, o seu lema é: “O Habeas Copus é o salvo conduto da sua liberdade”. E é isso mesmo: a informalidade do local contrasta com regras, desvarios e imposições mundo afora. Garçons gentis atendem com presteza, a comida é de qualidade e o preço amigável. Ali, o badalado bolinho de feijoada – difícil de ser encontrado – está presente no cardápio e não deixa suspeitas: delicioso! E o que dizer da feijoada, ofertada diariamente? Esta deve ser tratada por vossa excelência, de fato!

No Habeas Copus, decoração bem-humorada e salvo conduto da liberdade.
No Habeas Copus, decoração bem-humorada e salvo conduto da liberdade.
Deste arquivo, saem as geladinhas!
Deste arquivo, saem as geladinhas!

Aos finais de semana, o bar reúne os amigos ao som de boa música brasileira ao vivo, com artistas de primeira como o cantor Sérgio Passarinho, que envolve a todos com o melhor da MPB e muita descontração.

Casa D'Angelo: centenária e aconchegante.
Casa D’Angelo: centenária e aconchegante.

Em um ambiente de tanta história, é indispensável subir a serra para visitar Petrópolis e seus atrativos turísticos. O centenário restaurante e choperia Casa D’Angelo recebe uma clientela fiel em todos os dias do ano, exceto nos feriados de natal e ano novo, desde 1914. Sendo o único estabelecimento comercial petropolitano com mais de um século, o imóvel da Rua do Imperador foi tombado como patrimônio cultural. Preservando suas raízes – visto que no início era uma confeitaria –, a casa oferece até hoje o chá completo, porém o chope ganhou espaço e fama. O local é ponto de encontro para um cafezinho ou um almoço com buffet de saladas e pratos executivos fartos, como o tutu de feijão, acompanhados pela nobre Bohemia Imperial, bebida comemorativa da reabertura da primeira fábrica de cervejas do Brasil, fundada em 1853.

Bohemia Imperial: para momentos especiais.
Bohemia Imperial: para momentos especiais.

A Cervejaria Bohemia ocupa prédio histórico tombado, próximo ao Museu Imperial, e abriga a fábrica e o Centro de Experiência Cervejeira, além de restaurante e bar que oferece drinks elaborados com cervejas especiais e chope. Aberta à visitação, a cervejaria proporciona uma oportunidade imperdível de unir história e degustação da bebida diretamente da fonte.

TOME NOTA

Confeitaria Colombo: Rua Gonçalves Dias, 32, Centro, Rio de Janeiro, RJ.

Habeas Copus Bar e Restaurante: Rua do Lavradio, 192, Lapa, Rio de Janeiro, RJ.

Casa D’Angelo: Rua do Imperador, 700, Centro, Petropólis, RJ.

Arcos da Lapa
Arcos da Lapa
Despedida do Sol-Arpoador
Despedida do Sol-Arpoador
Cervejaria Bohemia
Cervejaria Bohemia
Museu Imperial
Museu Imperial
Bom humor no Habeas Copus
Bom humor no Habeas Copus