Especialista em eventos do setor apresenta conselhos valiosos aos interessados em mostrar sua marca e produtos para o grande público.

Foto: Equipe Sucesso na Cozinha
Sueli Lafratta
Jornalista
Nos últimos anos, vimos uma explosão de festivais gastronômicos por todo o Brasil, especialmente nos grandes centros. Esse tipo de evento se tornou uma oportunidade para os profissionais do setor lançarem suas marcas e produtos. O custo é inferior ao de manter uma loja física e o expositor conta com o apoio do organizador para divulgação e oferta de atrações que encantam um público diversificado.
Diante desses diferenciais, os interessados em expor podem se perguntar: “O que faz uma empresa organizadora de festivais?”; “Qual a importância desse tipo de evento para o expositor?”; “Como faço para participar?”. A fim de esclarecer estas e várias outras indagações, o Portal Sucesso na Cozinha entrevistou Elaine Vilela, proprietária e diretora executiva do Espaço As Meninas, empresa com experiência na administração de eventos em São Paulo e Interior, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, tendo na bagagem festivais como do Cacau e do Café, da Padoca e Confeitaria e da Coxinha e do Sonho, entre outros sucessos. Acompanhe!
Qual o segredo de um festival gastronômico para fazer sucesso?
A essência de um festival é a pluralidade, a variedade de itens ofertados, principalmente de produtores artesanais e de muitas empresas pequenas que querem entrar no mercado de São Paulo usando o festival como uma vitrine e para contato com o público. Com isso, o expositor pode entender esse público e ver os preços de produtos. O visitante quer preço justo e conhecer coisas novas. Se o festival passa a ser visto como local de produtos caros, com o mesmo preço que se encontra nos shoppings, ele passa a não ter diferencial.

O conceito de um festival é ser um lugar para passear com a família, promover a integração. A entrada deve ser gratuita para democratizar o acesso; é necessário haver degustação e brindes, além de apelo de responsabilidade social, que é a filosofia de nossa empresa. Por exemplo, oferecemos, sem custo, espaço à ONG CI de Luz, para a qual arrecadamos alimentos não perecíveis e brinquedos, e à ONG Catland Adoção de Gatinhos.
Quanto custa a locação do espaço para o expositor?
O custo da locação diária depende do tamanho do espaço reservado. Temos quatro tipos de tamanhos e orientamos o expositor quanto a sua necessidade de espaço e aos preços de seus produtos. Destacamos que a locação não é somente do espaço, mas de toda a divulgação do evento, por meio de mídias sociais, assessoria de imprensa e agência de publicidade, o que gera visibilidade para quem expõe.
Além disso, há uma equipe para a infraestrutura com engenheiro, eletricista, bombeiro e seguranças. O custo também leva em conta o local do evento, que deve ser coberto para evitar incômodo.
Quais são as principais atividades de uma empresa organizadora desse tipo evento?
Começamos pela pesquisa de mercado para entender o desejo do público quanto aos temas dos festivais. Procuramos o local adequado, com fácil acesso por diferentes tipos de transporte público e com estacionamento. Buscamos parceiros de peso para marcar o festival com credibilidade para que este se repita. A organização tem que estar muita atenta ao espaço e à divulgação: temos um bom contato com a mídia e uma agência de publicidade criando teasers constantemente para atrair o público.

Foto: Equipe Sucesso na Cozinha
Como são definidos os expositores?
Existem alguns critérios para selecionar o expositor. Primeiro, ele tem que seguir o tema do festival, mas evitamos um exagero na repetição de produtos expostos. Visitamos a fanpage do expositor e verificamos os preços que ele pratica. Para divulgar o evento entre os interessados em expor, usamos as redes sociais, porém temos muitas indicações de quem já conhece o produto. Também selecionamos alguns expositores de produtos distintos do tema porque é necessário ter um buffet para refeição. Por outro lado, pode ser que um determinado produto não justifique um festival, mas é uma oportunidade para o expositor vender, aproveitando o público. Quando o expositor entende que o evento é bom, ele vem do interior, litoral e outros estados.
O que o candidato a expositor necessita saber para se candidatar?
Ele tem que ser parceiro do festival, aproveitar tudo o que o organizador oferece, pois é uma oportunidade de vitrine. O festival tem vários valores agregados, portanto o expositor deve fazer lançamentos, convidar os amigos e unir esforços para ser um sucesso.

Foto: Espaço As Meninas
Qual o diferencial de um evento considerado de qualidade?
Diversidade de bons expositores, preocupação com ambiente seguro e confortável para o visitante e volume de negócios para o expositor (com preço justo, caso contrário não vende). Orientamos o vendedor a ter simpatia e relacionamento com o público. O evento é a loja dele, é a sua oportunidade de vender e expor a marca. Ter uma máquina de cartão e dar atenção ao público são importantes (nada de ficar no celular, por exemplo). Mesmo que o visitante não compre na hora, ele pode gerar encomendas.
Qual a importância de um festival gastronômico para o expositor?
Ele deve entender o festival como um negócio. Se ele quer lançar uma marca, deve começar em um festival para depois abrir uma loja. É um bom ponto de partida para fazer contato com o público, conhecer a concorrência e testar o produto. Se ele tiver uma paixão, recomendo que comece por um festival, que é uma excelente oportunidade.
O boom de festivais deve continuar por mais tempo?
Espero que continue! Pode ter um período de ajustes, pois o festival tem que ter ineditismo, mas acredito na vida média para longa porque é uma opção de lazer para a família, com entrada gratuita, apesar de São Paulo oferecer muitas opções.
______________
Sueli Lafratta. Jornalista e Mestre pela USP, editora de revistas do setor de alimentação e professora universitária. É idealizadora e editora da Revista Digital Sucesso na Cozinha, dirigida aos profissionais e empresários da gastronomia, com reportagens, entrevistas, receitas e dicas de marketing gastronômico. Contato: suelilafratta@sucessonacozinha.com.br
Curta a Fan Page Sucesso na Cozinha
www.facebook.com/portalsucessonacozinha
Siga o Sucesso na Cozinha no Instagram
www.instagram.com/sucessonacozinha/
Olá, Maria Cristina. Por favor, entre em contato com a entrevistada nesta reportagem para obter as informações sobre realização de eventos no interior o custo para participar. A Revista Digital Sucesso na Cozinha não organiza eventos, apenas realiza as reportagens sobre os eventos. Ok? Obrigada por sua mensagem, abraços!
Boa tarde, vc realiza eventos desse porte no interior de spaulo tbem?
Qual a media aproximada de valor?
Obrigada
Ola! Obrigado por compartilhar! Eu amo o seu site !.