Dicas para expor com sucesso em festivais gastronômicos

Especialista em eventos do setor apresenta conselhos valiosos aos interessados em mostrar sua marca e produtos para o grande público.

 

Festival do Cacau e Café, realizado no Clube Hebraica, em São Paulo. Foto: Equipe Sucesso na Cozinha
Festival do Cacau e Café, realizado no Clube Hebraica, em São Paulo.
Foto: Equipe Sucesso na Cozinha

 

Sueli Lafratta

Jornalista

 

Nos últimos anos, vimos uma explosão de festivais gastronômicos por todo o Brasil, especialmente nos grandes centros. Esse tipo de evento se tornou uma oportunidade para os profissionais do setor lançarem suas marcas e produtos. O custo é inferior ao de manter uma loja física e o expositor conta com o apoio do organizador para divulgação e oferta de atrações que encantam um público diversificado.

 

 

Tatoo anúncio

Diante desses diferenciais, os interessados em expor podem se perguntar: “O que faz uma empresa organizadora de festivais?”; “Qual a importância desse tipo de evento para o expositor?”; “Como faço para participar?”. A fim de esclarecer estas e várias outras indagações, o Portal Sucesso na Cozinha entrevistou Elaine Vilela, proprietária e diretora executiva do Espaço As Meninas, empresa com experiência na administração de eventos em São Paulo e Interior, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, tendo na bagagem festivais como do Cacau e do Café, da Padoca e Confeitaria e da Coxinha e do Sonho, entre outros sucessos. Acompanhe!

 

 

Qual o segredo de um festival gastronômico para fazer sucesso?

A essência de um festival é a pluralidade, a variedade de itens ofertados, principalmente de produtores artesanais e de muitas empresas pequenas que querem entrar no mercado de São Paulo usando o festival como uma vitrine e para contato com o público. Com isso, o expositor pode entender esse público e ver os preços de produtos. O visitante quer preço justo e conhecer coisas novas. Se o festival passa a ser visto como local de produtos caros, com o mesmo preço que se encontra nos shoppings, ele passa a não ter diferencial.

Cesta de coxinhas
Festival da Coxinha: grande sucesso de público. Foto: Espaço As Meninas

O conceito de um festival é ser um lugar para passear com a família, promover a integração. A entrada deve ser gratuita para democratizar o acesso; é necessário haver degustação e brindes, além de apelo de responsabilidade social, que é a filosofia de nossa empresa. Por exemplo, oferecemos, sem custo, espaço à ONG CI de Luz, para a qual arrecadamos alimentos não perecíveis e brinquedos, e à ONG Catland Adoção de Gatinhos.

 

Quanto custa a locação do espaço para o expositor?

O custo da locação diária depende do tamanho do espaço reservado. Temos quatro tipos de tamanhos e orientamos o expositor quanto a sua necessidade de espaço e aos preços de seus produtos. Destacamos que a locação não é somente do espaço, mas de toda a divulgação do evento, por meio de mídias sociais, assessoria de imprensa e agência de publicidade, o que gera visibilidade para quem expõe.

 

Além disso, há uma equipe para a infraestrutura com engenheiro, eletricista, bombeiro e seguranças. O custo também leva em conta o local do evento, que deve ser coberto para evitar incômodo.

 

Quais são as principais atividades de uma empresa organizadora desse tipo evento?

Começamos pela pesquisa de mercado para entender o desejo do público quanto aos temas dos festivais. Procuramos o local adequado, com fácil acesso por diferentes tipos de transporte público e com estacionamento. Buscamos parceiros de peso para marcar o festival com credibilidade para que este se repita. A organização tem que estar muita atenta ao espaço e à divulgação: temos um bom contato com a mídia e uma agência de publicidade criando teasers constantemente para atrair o público.

Show gratuito para a galera, no espaço de exposição. Foto: Equipe Sucesso na Cozinha
Show gratuito para a galera, no espaço de exposição.
Foto: Equipe Sucesso na Cozinha

Como são definidos os expositores?

Existem alguns critérios para selecionar o expositor. Primeiro, ele tem que seguir o tema do festival, mas evitamos um exagero na repetição de produtos expostos. Visitamos a fanpage do expositor e verificamos os preços que ele pratica. Para divulgar o evento entre os interessados em expor, usamos as redes sociais, porém temos muitas indicações de quem já conhece o produto. Também selecionamos alguns expositores de produtos distintos do tema porque é necessário ter um buffet para refeição. Por outro lado, pode ser que um determinado produto não justifique um festival, mas é uma oportunidade para o expositor vender, aproveitando o público. Quando o expositor entende que o evento é bom, ele vem do interior, litoral e outros estados.

 

O que o candidato a expositor necessita saber para se candidatar?

Ele tem que ser parceiro do festival, aproveitar tudo o que o organizador oferece, pois é uma oportunidade de vitrine. O festival tem vários valores agregados, portanto o expositor deve fazer lançamentos, convidar os amigos e unir esforços para ser um sucesso.

Sonhos também são estrelas nos eventos Foto: Espaço As Meninas
Sonhos também são estrelas nos eventos
Foto: Espaço As Meninas

Qual o diferencial de um evento considerado de qualidade?

Diversidade de bons expositores, preocupação com ambiente seguro e confortável para o visitante e volume de negócios para o expositor (com preço justo, caso contrário não vende). Orientamos o vendedor a ter simpatia e relacionamento com o público. O evento é a loja dele, é a sua oportunidade de vender e expor a marca. Ter uma máquina de cartão e dar atenção ao público são importantes (nada de ficar no celular, por exemplo). Mesmo que o visitante não compre na hora, ele pode gerar encomendas.

 

Qual a importância de um festival gastronômico para o expositor?

Ele deve entender o festival como um negócio. Se ele quer lançar uma marca, deve começar em um festival para depois abrir uma loja. É um bom ponto de partida para fazer contato com o público, conhecer a concorrência e testar o produto. Se ele tiver uma paixão, recomendo que comece por um festival, que é uma excelente oportunidade.

Comercial 2

O boom de festivais deve continuar por mais tempo?

Espero que continue! Pode ter um período de ajustes, pois o festival tem que ter ineditismo, mas acredito na vida média para longa porque é uma opção de lazer para a família, com entrada gratuita, apesar de São Paulo oferecer muitas opções.

 

______________

Sueli Lafratta. Jornalista graduada pela USP, com atuação como editora de revistas do setor de alimentação, e professora universitária. É idealizadora e editora do Sucesso na Cozinha, portal jornalístico dirigido aos profissionais e empresários da gastronomia, publicando reportagens, entrevistas, receitas e dicas de marketing gastronômico.

 

Curta a Fan Page Sucesso na Cozinha

www.facebook.com/portalsucessonacozinha

Siga o Sucesso na Cozinha no Instagram

www.instagram.com/sucessonacozinha/

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *