Dedicação, conhecimento e experiência: o passo a passo do sucesso.

Por Sueli Lafratta

Pensar em alguém que produz a pizza com paixão é lembrar o Senhor Pizza, nome profissional do chef Ronaldo Ayres.

Reconhecido como um dos mais renomados chefs brasileiros especialistas em pizzas e massas, Ronaldo Ayres e sua trajetória profissional são homenageados pelo Portal Sucesso na Cozinha, em comemoração ao 10 de julho, Dia Internacional da Pizza.

Ronaldo Ayres: a pizza deve ser produzida com amor e qualidade. Foto: CTP
Ronaldo Ayres: a pizza deve ser produzida com amor e qualidade.
Fotos: CTP

Ainda menino, Ronaldo já trabalhava em uma pizzaria. Entre um prato e outro lavado, o garoto não perdia de vista a atividade dos pizzaiolos, manuseando as pás e os discos no forno. No dia em que faltaram dois funcionários, o rapaz logo se ofereceu para ajudar, o que foi aceito com uma certa surpresa pela dona do estabelecimento. “A vontade era tanta que dei conta do recado. Daí para frente, passei a me dedicar a cursos e palestras, procurando novos conhecimentos”, ele conta.

Em 1981, atuando como consultor na área, Ronaldo fez um curso no Senac e abriu sua própria pizzaria. A falta de mão de obra qualificada não permitiu o crescimento do negócio e o consultor continuou prestando serviços para outras casas.

Dizem que a dificuldade é que proporciona soluções. Ao perceber a inexistência de profissionais capacitados na arte da pizza, Ronaldo idealizou o CTP – Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Pizzas e Massas no Brasil. Ele explica: “O CTP nasceu de um sonho de elaborar um Centro Gastronômico modelo para atender melhor a mão de obra neste setor, visto que a carência é muito grande e vivenciei este cenário de perto”.

Com apoio de empresas parceiras, o CTP foi inaugurado na cidade de São Paulo, em 2006, dirigido por Ronaldo, que também atua na coordenação de festivais da pizza em eventos da área.  “Nossa missão é levar criatividade e inovação com produtos de alta qualidade, mas com alternativas de menor custo”, o chef declara. “Nossa meta é aprimorar o setor, inovando cardápios, criando produtos e, principalmente, criando mão de obra. Procuramos transmitir o que há de melhor e de novo no mercado. O CTP é um centro especializado que forma os maiores chefs do Brasil, e do exterior, e estimula os empresários a abrirem pizzarias.”

Naquele momento, Ronaldo Ayres adotou o nome Senhor Pizza, originado da inspiração do amigo Marquinhos. “Deus colocou uma prova diante de mim e, em função de tanto sofrimento, finalmente veio a vitória, pois Deus revelou o nome ‘Senhor Pizza’ através de um grande irmão”, afirma.

Para concretizar sua missão, o CTP participa de feiras como Fispal Food Service, Fipan, Equipotel, Expo Pizzaria e outras. Além disso, a equipe do centro ministra palestras e treinamentos e presta serviços de consultoria. Para alcançar o público de diversas localidades, foi lançado o Food Truck do Saber, adaptado com uma pizzaria modelo que percorre todo o Brasil.

Sonhos e futuro

Com a mesma dedicação da juventude, o Senhor Pizza alimenta aspirações. “Para meu futuro, sonho em tornar o CTP conhecido internacionalmente. Desejo qualificar ainda mais a nossa mão de obra brasileira e conseguir junto a outras empresas parceria para o projeto Mão na Massa, que consiste em dar oportunidade a pessoas, principalmente acima de 50 anos, a adquirirem uma profissão e nova oportunidade no mercado de trabalho para se sentirem útil nesta etapa na vida, pois no Brasil temos uma cultura na qual depois dos 50 anos somos desprezados profissionalmente.”

DICA DE MESTRE

Para Ronaldo Ayres, a importância da pizza como negócio está no fato de que ela é um alimento que atende a todas as classes sociais. “Hoje, com o crescimento do desemprego, muitas pessoas estão abrindo pequenas pizzarias delivery, sobrevivendo desta renda”, constata.

E finaliza com uma dica: “A pizza é tudo para o seu negócio. Por isso temos que produzir a pizza com qualidade, usufruindo de tecnologia e, é claro, com muita dedicação e amor no que vamos realizar”.