Curso sem glúten e sem leite é sucesso em São Paulo

Alunas da cidade e de outros locais aprendem mais de 20 itens especiais para quem tem alergia.

 

Bolo de mexerica especial para dieta restritiva Foto: SL
Bolo de mexerica especial para dieta restritiva
Foto: SL

Sueli Lafratta

Turma animada e participativa Foto: Divulgação
Turma animada ao lado da chef Cátia (ao centro) e a promoter Maggie (1ª à esq.)
Foto: Divulgação

Em um sábado de setembro, de temperatura muito agradável em São Paulo (SP), 22 alunas passaram todo o dia atentas aos ensinamentos da chef gaúcha Cátia Pontin, durante o curso Delícias de Festa – Sem glúten, sem leite, mas com sabor. A maioria das participantes estava ali por um motivo de saúde pessoal ou familiar: intolerância ao glúten ou ao leite.

O exemplo começa com a própria professora Cátia, que, há sete anos, passou a pesquisar pratos sem estes itens, pois seu filho Tiago foi diagnosticado como celíaco (quem não pode ingerir glúten). Atuando em gastronomia há 18 anos, ela passou a testar receitas para o filho. “O primeiro pão de forma que fiz, com uma receita da internet, ficou uma pedra”, ela conta. “Resolvi seguir a tradição culinária de minha família e desenvolver meu próprio pão com farinha de arroz. Deu certo! Consegui fazer o primeiro aprovado pelo Tiago, que batizei de Pão dos Pontin”, comemora.

As minipizzas se destacaram entre os salgadinhos. Foto: SL
As minipizzas se destacaram entre os salgadinhos
Foto: SL

 

A chef Cátia é uma pesquisadora de mão cheia. Quando decidiu atuar profissionalmente com gastronomia, ela pediu algumas receitas de salgados para a mãe, dª Carolina, proprietária de choperia e confeitaria. Com os produtos prontos, distribuiu algumas amostras aos vizinhos. “Deu retorno e estou na gastronomia até hoje”, ela conta. “Fiz vários cursos e oficinas, mas tudo o que conheço é fazendo pesquisa, investindo em insumos para fazer as massas.”

 

Dessa forma, ela elaborou um amplo cardápio para quem tem necessidade de dieta restritiva: coxinha de frango, mini-hot dog, minipizza, massa folhada, pão de forma e de grãos, pastel, esfiha, quiche de alho poró, pão de ló, bolo de mexerica, cheese cake com calda de frutas vermelhas, brigadeiro de biomassa e de colágeno, entre outros quitutes.

 

Ministrando cursos tradicionais, o treinamento com as receitas desses pratos especiais passou a ser um diferencial em Porto Alegre, Lageado, Caxias, Curitiba e São Paulo, cidades para as quais a mestra foi convidada para atender aos interessados, que vêm até de outros estados. “A repercussão do curso em São Paulo me surpreendeu”, Cátia afirma. “Agradeço de coração, pois é um aprendizado mútuo”, garante.

Pão de forma e de grãos Foto: SL
Pão de forma e de grãos
Foto: SL

 

Alunas participativas

Aglair e Analice: cuidados com a saúde; Foto: Divulgação
Aglair e Analice: cuidados com a saúde.
Foto: Divulgação

Aglair Peres Russo viajou de Manaus (AM) à capital paulista especialmente para participar da aula de alimentos sem glúten e sem leite. Administradora de empresa, Aglair gosta muito de cozinhar. Mas ela também tem dois filhos com alergia, por isso fez questão de estar presente. “Em Manaus, não temos a cultura da alimentação saudável e não se fala na doença cilíaca”, explica.

De Jundiaí (Interior de São Paulo), a culinarista Analice Ramos veio para aperfeiçoar seus conhecimentos com a chef Cátia. Analice pratica a alimentação saudável há três anos, devido aos seus próprios problemas de saúde. Fez vários cursos e também ministra aulas sobre culinária saudável em sua cidade. “Após mudar minha alimentação, vivo mais disposta e feliz”, constata.

 

Depois de realizar um curso sobre alimentação voltada para os cuidados com a saúde, Rosângela Rossi passou a oferecer uma linha de pães e bolos sem glúten e lactose às clientes que já consumiam sua produção de confeitaria tradicional. Ela procurou o curso de Cátia para aprender doces e bolos salgados para os alérgicos, muito solicitados por sua clientela. “É uma gratificação receber elogios ao entregar o produto”, ela diz satisfeita.

Com a chef Cátia, Rosângela (à esq.) busca novas receitas. Foto: SL
Rosângela (à esq.) busca novas receitas.
Foto: SL

 

Capricho na organização

Até a organizadora do Delícias de Festa – Sem glúten, sem leite, mas com sabor, Maggie Notrispe, passou a atuar nessa área porque também possui um filho alérgico. Depois de ser aluna em cursos, passou a montar e a divulgar as aulas de alimentação restritiva, oferecendo professores com novidades nesse nicho. “Toda a parte comercial e utensílios são meus e a cozinha é descontaminada para que o participante celíaco possa comer”, Maggie informa, registrando que já tem alunos alérgicos que passaram a vender seus produtos. Ela adianta os próximos cursos: Delícias de Natal, em outubro, e Alimentação Dietética, em novembro.

 

 

 

Bolo de damasco Fotos: SL
Bolo de damasco
Fotos: SL
Brigadeiro de biomassa
Brigadeiro de biomassa 
Quiche de alho poró
Quiche de alho poró
Salgadinhos diversos
Salgadinhos diversos