Como realizar o sonho do seu negócio próprio com o Criado em Sampa On-line

Desenvolvida em São Paulo, essa plataforma digital objetiva dar suporte a empreendedores, especialmente aos que atuam na economia criativa.

Prefeito João Dória: "Havendo apoio, a capacidade empreendedora ganha mais confiança e oportunidades”. Foto: Sucesso na Cozinha
Prefeito João Dória: “Havendo apoio, a capacidade empreendedora ganha mais confiança e oportunidades”.
Foto: Sucesso na Cozinha

 

Sueli Lafratta 

Jornalista

 

A Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE) de São Paulo, SP, – por meio da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Adesampa) – acaba de lançar a plataforma digital gratuita “Criado em Sampa On-line”, destinada a todos que procuram suporte para empreender, principalmente no segmento da economia criativa (desenvolvimento de produtos e serviços com base no conhecimento e criatividade para geração de renda).

A plataforma é inédita e integra as ações do Programa Empreenda Fácil (veja em http://sucessonacozinha.com.br/em-sao-paulo-empreenda-facil-acelera-abertura-de-empresas/). A ferramenta possui tecnologia britânica, fruto de convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de São Paulo, o Conselho Britânico do Brasil e o Fundo Newton, instituição também britânica que promove o desenvolvimento social e econômico de países parceiros por meio de pesquisas, ciência e tecnologia, tendo financiado todo o projeto do Criado em Sampa On-line.

Auditório lotado com empresários certificados pelo Criado em Sampa Foto: Sucesso na Cozinha
Auditório lotado com empresários certificados pelo Criado em Sampa
Foto: Sucesso na Cozinha

Em 2015, surgiu o Projeto Criado em Sampa para treinar e orientar quem deseja iniciar ou já possui um empreendimento da área de economia criativa ou da cultura, como gastronomia, artesanato, moda, cultura digital, design, teatro, dança e outras. Com a oferta de cursos presenciais, esse projeto já capacitou mais de 500 pessoas de diversos bairros da cidade de São Paulo, somente neste ano. Agora, com a plataforma on-line, os empreendedores terão maior facilidade de acesso ao treinamento.

 

Confira os benefícios da plataforma gratuita

O Criado em Sampa On-line possui áreas exclusivas aos que já participaram dos cursos, mas tem conteúdo aberto para os novos interessados. Os empreendedores formados nos cursos terão acesso à mentoria, capacitação profissional, parcerias, financiamentos e investidores anjos, laboratórios e incubação de empresas. A plataforma também oferece material didático, com linguagem acessível, permite downloads e é compatível com dispositivos móveis.

Na sede da prefeitura, o prefeito de São Paulo, João Dória, falou sobre o projeto durante a cerimônia de lançamento: “Isso é muito importante para o Brasil, que é um país de natureza empreendedora. Os brasileiros gostam de empreender, têm vocação e coragem para isso. Mas precisam de um ambiente mais seguro, que possa ajudá-los. Havendo apoio, a capacidade empreendedora ganha mais confiança e oportunidades”.

Prof. Mikko Koria: "plataformas digitais permitem modelos de negócios inovadores". Foto: Sucesso na Cozinha
Prof. Mikko Koria: “plataformas digitais permitem modelos de negócios inovadores”.
Foto: Sucesso na Cozinha

O secretário municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Eliseu Gabriel, explicou que as prefeituras regionais possuem agentes da Adesampa, treinados para dar atendimento e orientar os futuros empresários sobre a abertura do negócio. Ele declarou: “O objetivo do projeto é dar mais um passo para tornar São Paulo a cidade amiga do empreendedor”. O secretário estimulou especialmente os profissionais da Gastronomia a participarem dessa iniciativa, tendo em vista os benefícios das ações empreendedoras.

José Alexandre Sanches, presidente da Adesampa, lembrou que a cidade foi formada pela atração de milhares de imigrantes em busca de oportunidades. “É responsabilidade do Poder Público corrigir desigualdades para a população trilhar o caminho do progresso, com geração de renda e empresas formadas para sobreviverem em ambiente de alta competitividade”, afirmou.

Sede da Prefeitura de São Paulo, centro da cidade.
Sede da Prefeitura de São Paulo, centro da cidade.

Também participaram do lançamento outras autoridades, como o diretor do Conselho Britânico do Brasil e o professor dr. Mikko Koria, diretor do Instituto de Inovação em Design da Loughborough University, de Londres, que proferiu palestra sobre empreendedorismo e gestão inovadora.

______________

Sueli Lafratta. Jornalista e Mestre pela USP, editora de revistas do setor de alimentação e professora universitária. É idealizadora e editora da Revista Digital Sucesso na Cozinha, dirigida aos profissionais e empresários da gastronomia, com reportagens, entrevistas, receitas e dicas de marketing gastronômico. Contato: suelilafratta@sucessonacozinha.com.br

 

Curta a Fan Page Sucesso na Cozinha

www.facebook.com/portalsucessonacozinha

Siga o Sucesso na Cozinha no Instagram

www.instagram.com/sucessonacozinha/

 

2 comentários em “Como realizar o sonho do seu negócio próprio com o Criado em Sampa On-line

  • 12/07/2017 em 5:16 pm
    Permalink

    Desejamos muito sucesso ao seu empreendimento, Magda. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *