Chef Helena Jang lança aplicativo para precificação de comida

Conversor de medidas, cálculo de custos, orçamento e ficha técnica de receitas são alguns dos benefícios da ferramenta que já é a mais acessada do segmento.

 

O objetivo da chef Helena é facilitar a vida dos profissionais de cozinha Fotos: Divulgação
O objetivo da chef Helena é facilitar a vida dos profissionais de cozinha
Fotos: Divulgação

Sueli Lafratta

 

Formada em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPr) e em Gastronomia Profissional pela premiada escola ICE (Instittute of Culinary Education, New York), a chef Helena Jang atua há 10 anos no setor como consultora, com treinamentos e aulas, e como sócia-gestora de uma empresa de utensílios de cozinha. Em meio a tantas atividades, ela ainda encontra tempo para refletir sobre os desafios dos chefs empreendedores, especialmente o de calcular o preço de venda de seus produtos.

 

Dessa forma, ela acaba de lançar um aplicativo inédito no mercado: o Preço Gourmet, desenvolvido para quem já atua com a venda de comida ou pretende começar seu negócio. Em menos de um mês após o lançamento, a novidade já atingiu o primeiro lugar entre os aplicativos pagos do segmento de Gastronomia.

 

Com preço bem acessível, o aplicativo é uma ferramenta prática, fácil de usar e possui recursos muito úteis como: conversor de medidas para cada receita; cadastro de custos fixos e preço de mão de obra, cálculo de custo total e por unidade da receita e criação de ficha técnica, que pode ser enviada por e-mail para que seja arquivada no computador.

 

Confira a entrevista exclusiva da chef Helena Jang ao Sucesso na Cozinha.

 

Como surgiu a ideia do aplicativo Preço Gourmet e quanto tempo foi necessário para o seu desenvolvimento? 

 

A ideia surgiu porque calcular preço é uma das maiores dores de quem empreende com gastronomia.  Percebi que é muito difícil para os alunos entenderem que precisam criar várias planilhas e fórmulas para este cálculo, portanto eu quis facilitar e encurtar o caminho desses empreendedores.

O cadastro de receitas gera orçamento e ficha técnica
O cadastro de receitas gera orçamento e ficha técnica

Para mim, também é uma dor muito grande ver as pessoas trabalhando com muito esforço, mas fazer cálculos errados e perder dinheiro ao invés de ter o lucro correto. Posso afirmar que esse era um dos meus maiores problemas quando eu comecei, e ninguém sabia fazer isso direito. E digo mais: os chefs não sabem fazer isso, quem faz são os sócios-administrativos ou contadores, porém se você quer crescer no ramo, precisa entender de negócios e números, senão não vai crescer. Veja bem, se esta parte não for feita corretamente, não existe um negócio.

 

O aplicativo foi desenvolvido com o meu know-how de anos de experiência no ramo e a com a ajuda de profissionais da área de design e desenvolvimento de App. Demorou alguns meses, mas foi rápido porque eu já tinha todo o esqueleto do projeto pronto e sabia exatamente o que queria, inclusive cores e apresentação. Se você não sabe direito o que quer, pode demorar muito.

 

Foi lançado há menos de um mês e já é TOP 1 na Apple Store e Google Play, dentro do segmento de Gastronomia, de aplicativos pagos. Penso que isso já valida meu produto, pois são profissionais que estão baixando e usando. Anteriormente, tive a experiência de lançar um aplicativo de receitas (chama-se Chef Helena Jang) e mais de 1000 pessoas baixaram só para ter as minhas receitas. Incrível, não é? E isto só avisando nas minhas redes sociais, que são fortes e têm engajamento.

 

Quais os benefícios do aplicativo Preço Gourmet para os profissionais de cozinha autônomos ou pequenos empreendedores? 

 

É uma ferramenta de gestão de custos, na palma da mão, rápida, eficiente e de baixo custo. Normalmente, as pessoas pagam caro por cursos de Custos, porém saem sem saber calcular porque, para o nosso ramo, ainda tem que fazer conversão de medidas caseiras para gramatura e isso não é abordado em cursos desse tipo. Ou as pessoas procuram quem faça isso e pagam no mínimo 10 vezes mais caro que o aplicativo, sendo que o Preço Gourmet você compra uma vez e é seu para sempre.

 

Quais são os comentários dos profissionais de cozinha que já estão usando o aplicativo?

 

Recebi alguns feedbacks pessoalmente, elogiando muito. Também recebi inbox de um estudante de gastronomia que montou um projeto de trabalho na faculdade baseado no meu aplicativo e fez um enorme sucesso. Pessoas que não são do setor estão elogiando. Tive um caso engraçado de um corretor de imóveis que queria baixar porque foi muito bem formatado e eu disse que não era para a área dele. Mesmo assim ele ficou encantado com a ferramenta.

 

Onde encontrar o aplicativo? 

Além dos preços de ingredientes, os custos fixos entram nos cálculos.
Além dos preços de ingredientes, os custos fixos entram nos cálculos.

 

Pode ser encontrado nas plataformas Apple Store e Google Play: http://bit.ly/PrecoGourmetiOS e http://bit.ly/PrecoGourmetAndroid. Fiz um vídeo tutorial ensinando a usar o aplicativo que está neste link: http://bit.ly/tutorial-preçogourmet.

 

Curta a Fan Page Sucesso na Cozinha

www.facebook.com/portalsucessonacozinha

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *