Bolo cenográfico com técnica americana é destaque em exposição

Mônica Wright Machado, confeiteira especializada em bolos artesanais, produziu a peça com o tema Circo Vintage.

 

Bolo cenográfico com pintura em glacê real: secagem rápida e maior durabilidade.
Fotos: Mônica W. Machado/Divulgação

 

Sueli Lafratta 

Jornalista

 

O significado de vintage está associado a algo clássico e de qualidade e é aplicado a roupas, calçados, móveis e peças decorativas de décadas bem antigas, entre 1920 e 1960. Do mundo da moda, o termo passou a ser atribuído também a outros segmentos, como festas de casamento e aniversário.

 

Essa foi a ideia inspiradora da exposição #VaiComeçarABrincadeira, que reuniu fornecedores de produtos e serviços para festas infantis das áreas de decoração de mesa, buffet, monitoria e cenografia, entre outros.

 

Realizado em São Paulo, em 9 de outubro, o evento teve como tema o Circo Vintage, bastante procurado pelos clientes de festas infantis. Convidada pela organização, a confeiteira Mônica W. Machado, da Mônica Wright Machado Bolos Artesanais e articulista da Revista Digital Sucesso na Cozinha, elaborou o bolo cenográfico de quatro andares, que foi o destaque da mesa decorada.

 

“Bolo cenográfico é um bolo de isopor que pode ser decorado em diferentes temas e com outros bolos sobrepostos”, informa a confeiteira. Especialista em decoração de bolos pela Wilton School of Cake Decoration (Chicago, EUA), Mônica empregou a técnica americana de “pintar” o bolo com glacê real, usando a pasta americana apenas para os detalhes, como as bandeirinhas e estrelas.

Mônica: várias pesquisas para criar de acordo com o tema.

Ela explica que o trabalho com glacê real e bicos é o mais utilizado nos EUA para bolos cenográficos porque tem secagem rápida e maior durabilidade. “O resultado ficou muito bom, com brilho igual ao da pasta americana, porém de fácil aplicação.”

 

Desafio impactante 

 

Além do bolo, a mesa, orientada pelo tema Circo Vintage, foi decorada com enfeites, doces e drinques elaborados por vários profissionais do setor. Além destes, o evento também contou com som de DJ e brincadeiras que agradaram em cheio aos visitantes, especialmente as crianças. A composição incluiu doces gourmets expostos em papelaria sofisticada.

 

Para Mônica, a produção do bolo cenográfico foi um desafio cujo resultado impactou o público, gerando divulgação. “A exposição recebeu a visita de profissionais da área de eventos que gostaram muito do trabalho apresentado, o que amplia as oportunidades de retorno”, ela conclui.

______________

Sueli Lafratta. Jornalista e Mestre pela USP, editora de revistas do setor de alimentação e professora universitária. É idealizadora e editora da Revista Digital Sucesso na Cozinha, dirigida aos profissionais e empresários da gastronomia, com reportagens, entrevistas, receitas e dicas de marketing gastronômico. Contato: suelilafratta@sucessonacozinha.com.br

 

Curta a Fan Page Sucesso na Cozinha

www.facebook.com/portalsucessonacozinha

Siga o Sucesso na Cozinha no Instagram

www.instagram.com/sucessonacozinha/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *