Bar Camisa 10 Tatuapé vence Festival de Comida de Botecos e Restaurantes da região

Por Sueli Lafratta

 

Imagine ser convidado para participar de um concurso gastronômico, ter um mês para desenvolver uma receita inédita que atenda a todos os quesitos em julgamento, competir com 13 concorrentes e…..faturar o título de campeão dos jurados! 

Casquinha de Mariscos: receita certeira. Fotos: Bar Camisa 10 Tatuapé
Casquinha de Mariscos: receita certeira para agradar jurados e público.
Fotos: Bar Camisa 10 Tatuapé
Premiação
Leonardo e Cláudio levam dois prêmios.

 

Destacar-se em uma competição é o sonho de todos que se dedicam à gastronomia. Não foi diferente para Cláudio Cavalheiro Jr., proprietário do Bar Camisa 10 Tatuapé juntamente com o irmão, Leonardo Nascimento Cavalheiro. A casa, situada no Tatuapé, São Paulo, é especializada em espetinhos, petiscos e chopp artesanal. “Somos conhecidos pelo cardápio oferecido”, Cláudio comenta. “Nosso diferencial são os festivais de porções, como rã frita, lula com marisco, torresmo com ervas finas e kafta de cordeiro”, enumera, destacando a cerveja gelada, especialmente a de marca própria, Camisa 10.

Fundado há apenas dois anos, o bar tornou-se ponto de encontro dos amigos da dupla de sócios. A qualidade do cardápio estimulou a divulgação boca a boca, ampliada pelas redes sociais, como Facebook e Instagram. Dessa dedicação, surgiu o convite para participar do 1º Festival de Comida de Botecos e Restaurantes do Tatuapé, realizado de maio a julho de 2016. “Aceitamos na hora”, conta Cláudio, que ainda não tinha um produto definido. “Mas há algum tempo, já trabalhávamos na criação da Casquinha de Mariscos. Fizemos várias degustações com clientes, que aprovaram a receita e ela foi inscrita.”

Decoração com camisas de times e pratos tentadores atraem a galera para a conversa entre amigos.
Decoração com camisas de times e pratos tentadores atraem a galera para a conversa entre amigos.

Na etapa final do concurso, no Parque Ceret, os chefs e autoridades do corpo de jurados, após apreciarem os pratos concorrentes, deram a vitória à Casquinha de Mariscos do Bar Camisa 10 Tatuapé. “Foi uma grande emoção, com nossa família festejando junto”, Leonardo comemora, lembrando o grande incentivo da mãe, dª Fátima, “excelente cozinheira”. Petiscos2

Trajetória

No início de 2014, Cláudio e o irmão Leonardo planejaram a abertura do Camisa 10 Tatuapé Espetinhos & Petiscos, um bar temático decorado com uma coleção de camisas de atletas, que chamam a atenção dos frequentadores. “O nome e o tema são uma homenagem aos times de futebol de várzea, nos quais jogávamos desde criança: Unidos da Água Rasa, Bento Gonçalves, Santa Gertrudes e Pererecas”, o empresário explica.

Com orgulho, os sócios registram os visitantes ilustres, como Vampeta e Ralf (ex-jogadores do Sport Club Corinthians Paulista)  e André Galbe (coordenador de preparação física nas categorias de base do mesmo clube), personagens de renome do esporte. Em um Balcão de petiscosambiente descontraído, o boteco tem entre os clientes muitos executivos que trabalham na região e até famílias que se deliciam com churrasco e frutos do mar. “O Camisa 10 Tatuapé é um bar para se reunir com os amigos e conversar”, Leonardo define.

 O prêmio conquistado, além de tornar o local mais conhecido e aumentar a quantidade dePetiscos1 clientes, também significa o reconhecimento da equipe que se empenha na qualidade da comida e do atendimento: os irmãos administradores, o churrasqueiro Wesley Rocha e o garçom André Cardoso, todos afinados para receber mais de 100 clientes por dia.

Festival do Tatuapé

Com a participação de 14 bares e restaurantes tradicionais do bairro, o 1º Festival de Comida de Botecos e Restaurantes do Tatuapé também contou com a escolha do público que, pela votação digital, elegeu os melhores estabelecimentos, sendo em 1º lugar o Dona Maria Tapioca Bar; em 2º, o Bar Camisa 10 Tatuapé, e em 3º, o Bar São Jorge Tatuapé. O Bar Camisa 10 Tatuapé foi duplamente premiado: 1º colocado pelos jurados e 2º pelo voto do público. Galera

 

 DICA DE MESTRE

Cláudio e Leonardo envolveram toda a equipe, familiares e clientes ao elaborar o petisco vencedor, promovendo degustação. A Casquinha de Mariscos consiste em cascas recheadas com uma mistura de mariscos e mais de 20 tipos de temperos, empanadas e fritas. Cláudio não revela a receita, mas confessa que um dos segredos é a pimenta rosa.

 

 TOME NOTA

Bar Camisa 10 Tatuapé

Rua Bom Sucesso, 1218, Tatuapé, São Paulo, SP.

Funcionamento: de 3ª a 6ªf, das 16h à meia-noite; sábados, das 12h à meia-noite.

Facebook: Camisa10 Espetinhos & Petiscos Tatuapé

Instagram: Bar Camisa10 Tatuapé