Atrações gastronômicas para o fim de semana

Sueli Lafratta

 

Os profissionais de cozinha, cada vez mais criativos, têm participado ativamente de festivais gastronômicos temáticos, que atraem grande quantidade de público. Conheça dois eventos que estão programados em São Paulo neste final de semana.

Leitão suculento do Chef Adan Garcia. Foto: Sol do Vale
Leitão suculento do Chef Adan Garcia
Fotos: Sol do Vale

Mundo Caipira e homenagem ao Dia do Folclore

Quitutes da cultura brasileira estarão presentes no 1º Festival Gastronômico Mundo Caipira, que será realizado em 21 e 22 de agosto de 2016 no Memorial da América Latina, em São Paulo, com o patrocínio da Cervejaria Ashby.

 

Participarão cerca de 100 expositores de culinária, da capital e grande São Paulo. Entre eles, estão: Leitão de Gravata, do Chef Adan Garcia, que apresenta comidas típicas brasileiras; Pé de Milho, com pamonhas doces e salgadas, além de vegetais pré-cozidos e polenta temperada e apimentada; O Tropeiro, dos irmãos Ronaldo e Elisabete, especializados em galinhada, paella caipira, arroz de carreteiro e, é claro, feijão tropeiro; A Senhora das Especiarias, produtora de geleias de sabores exóticos, antepastos, chutneys e temperos; Giro Pizza Truck, com a tradicional pizza paulistana feita na hora; Amélia Pastéis, que oferece 33 sabores do salgado, e Pastel Jirêh, diferenciado por usar óleo de palma para a fritura. Representando a culinária espanhola, o restaurante La Paella Express, de Campo Belo, capital, oferecerá suas especialidades a base de frutos do mar.

 

A Senhora das Especiarias: geleias exóticas.
A Senhora das Especiarias: geleias exóticas.

 

Em homenagem ao Dia do Folclore, 22 de agosto, personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo, obra de Monteiro Lobato, estarão no evento, valorizando as tradições brasileiras. Os visitantes do 1º Festival Gastronômico Mundo Caipira também poderão assistir no local aos filmes O Corintiano e O Puritano da Rua Augusta, do Museu Mazzaropi.

 

O festival é organizado pela ONG Sol do Vale, de São Paulo, com o objetivo de propiciar cultura e lazer para a população e gerar emprego e renda para pequenos e médios empreendedores. “Nosso foco é a cultura de tradição e proporcionar renda aos que trabalham com comida de rua, dando uma oportunidade aos que produzem em casa, mas não têm loja ou ponto para vender”, explica a presidente da entidade, Fátima Corrêa.

 

A Sol do Vale presta serviços e atividades a comunidades em situação de risco social e econômico, com ações como distribuição de alimentos, palestras sobre meio ambiente em escolas e resgate da cultura de tradição da região central da cidade.

 

TOME NOTA

 

1º Festival Gastronômico Mundo Caipira 

 Data: 20 e 21 de agosto

Local: Memorial da América Latina: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo.

Horário: das 10h até 22h.

Entrada gratuita.

Pratos tipicamente caipiras com preços entre R$5 e R$20.

 

Mais informações no site http://soldovaleeventos.org/ e Facebook http://www.facebook.com/soldovaleeventossocioculturais/.

 

 

Coxinhas inusitadas e provocantes

 

Cesta de coxinhas
Coxinhas para todos os gostos Fotos: Art Shine

Diversidade em sabores de recheios salgados e doces das coxinhas que todos amamos é o que está previsto no Festival de Coxinhas, também neste final de semana, no Ceret (Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador), no Tatuapé, São Paulo, SP. Realizado pela Art Shine Promoções e Eventos, o encontro terá as tradicionais coxinhas de frango desfiado e as diferenciadas com recheios como alho poró, calabresa, camarão, palmito, carne seca, pizza, costela, bacon, salmão, cordeiro, feijoada e pernil, entre outros. Na ala das doces, estarão as de creme de avelã, beijinho, brigadeiro, morango com chocolate, doce de leite, churros, paçoca, chocolate com coco e cream cheese com goiabada.

Além disso tudo, o visitante também encontrará tendas e food truks com pratos salgados, espetinhos, sanduíches, outros tipos de doces e bebidas.

Coxinha de chocolate: tentação.
Coxinha de chocolate: tentação.

 

TOME NOTA

 

Festival de Coxinhas

Data: 20 e 21 de agosto

Horário: das 10h às 21h

Local: CERET – Pista de atletismo

Endereço: Rua Canuto Abreu, s/nº, Tatuapé, São Paulo, SP.

Entrada gratuita

 

Mais informações: https://www.facebook.com/events/1030041587091214/